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NÚCLEO  DE ESTUDOS DE LOGÍSTICA, TURISMO E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA
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Preposições do Projeto

A proposta deste, se insere diretamente na área estratégica Logística, mas conecta-se de forma multidisciplinar às demais áreas e aos objetivos quanto a ampliação, a qualificação e a aplicação dos resultados de pesquisas no interior do Estado do Amazonas por meio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas-PAINTER; incentivos essenciais ao desenvolvimento de estudos nos locais e para os locais nos quais atua a comunidade acadêmico-científica, além do justo e real retorno público dos resultados à sociedade. A proposição de uma Rede Logística aplicada a Atividades Turísticas em área de Fronteira na Amazônia, inicialmente em Benjamin Constant, se justifica pelo fato de o município apresentar distintas atividades de relevância socioeconômica-culturais-ambientais com viés para o atrativo turístico (culturais, naturais, eventos programados, atividades econômicas específicas), os quais, por sua viabilidade econômica, podem ser mais potencializados ao ponto de se tornem impulsionadores estratégicos do processo de desenvolvimento socioeconômico local, com reflexos positivos (diretos e indiretos) à região de sua abrangência (Atalaia do Norte-Tabatinga), especialmente após os impactos negativos provenientes da pandemia ocasionada pelo Covid-19.

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Profa. Me. Leonor Farias Abreu
Coordenadora do Projeto Painter Fapeam

A proposição de uma Rede Logística aplicada a Atividades

Turísticas em área de Fronteira 

na Amazônia inicialmente em

Benjamin Constant

  • Por sua viabilidade econômica, podem ser mais potencializados ao ponto de se tornar impulsionadores estratégicos do processo de desenvolvimento socioeconômico local;
  • com reflexos positivos (diretos e indiretos) à região de sua abrangência Atalaia do Norte Tabatinga
  • especialmente após os impactos negativos provenientes da pandemia ocasionada pelo Covid 19
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Objetivo Geral
Propor uma rede logística aplicada a atividades turísticas em área de fronteirana Amazônia, como parte integrante de estratégias de fomento ao desenvolvimento socioeconômico do município de Benjamin Constant
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Bois regionais

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Objetivos Específicos

1 Descrever os fluxos físicos e de informações das operações do processo logístico praticados para a realização de atividades turísticas no município de Benjamin Constant, a partir dos pontos locais de entrada dos turistas (Cidades de Letícia e Tabatinga), conectados ao Porto de Benjamin Constant

2 Mapear os atrativos turísticos potenciais do município de Benjamin Constant, bem como o quantitativo de turistas e o volume de recursos dele proveniente, no período 2010 2019

3 Analisar os aspectos infraestruturas do município relacionados ao suporte para a realização de atividades turísticas de pequeno porte tais como transporte, alimentação, mão de obra capacitada/qualificada no local do atrativo, estratégias de promoção e marketing turístico

4 Apresentar a proposição da Rede Logística Turística de Benjamin Constant capaz de integrar estratégias de fomento ao desenvolvimento socioeconômico do município, considerando aspectos dos impactos provenientes da pandemia ocasionada pelo Covid 19

Metodologia

  • Etapa 1 Será constituída por três viagens às cidades de Tabatinga e à Letícia com o objetivo de identificar as principais agências de turismo
  • Etapa 2 Nesta etapa será realizado o mapeamento dos atrativos turísticos potenciais do município de Benjamin Constant
  • Etapa 3 Esta etapa visa fazer a identificação e a análise dos aspectos infraestruturais do município relacionados
  • Etapa 4 : Apresentação do produto da pesquisa, a Rede Logística Turística de Benjamin Constant.

Resultados Esperados

1. A proposição de uma Rede Logística Turística para o município de Benjamin Constant, situando o município no mercado turístico na área de fronteira

2. O mapeamento dos atrativos turísticos potenciais ( cultural, eventos programados, atividades econômicas) de Benjamin Constant, com seus respectivos quantitativos dos últimos dez anos 2010 2019 e fluxos logísticos

3. Evidências quanto aos elementos infraestruturais existentes e necessários à potencialização e viabilidade econômica de atividades turísticas de pequeno porte, em Benjamin Constant Subsídios

4. Subsídios para avaliação e estimativa a respeito de investimentos (públicos privados) necessários ao fomento da atividade turística em área de fronteira na Amazônia como sinônimo de desenvolvimento socioeconômico local, considerando impactos ocasionados pela pandemia proveniente do Covid 19

5. A proposição da inclusão dos municípios da região de abrangência (Atalaia do Norte Tabatinga Benjamin Constant) na rota dos turistas nacionais e internacionais que visitam a área de fronteira na Amazônia Alto Solimões, a partir do modelo da Rede Logística Turística de Benjamin Constant

6. Construção de um site que apresente e divulgue os atrativos potenciais da tríplice fronteira no Alto Solimões

7. Espera se que os resultados sirvam de suporte para a criação de Curso de Pós Graduação, na UFAM/INC, em Operações Logísticas na Área de Fronteira, com o intuito de propiciar a egressos do Curso de Administração a se especializarem, podendo direcionar seus estudos a distintas áreas socioeconômicas que envolvem a Logística no município de Benjamin Constant e área de abrangência, inclusive a área do turismo